Verificação de sinais vitais em pediatria.
IMPORTÂNCIA:
O funcionamento dos sistemas orgânicos mais
importantes para a manutenção da vida é expresso por determinados sinais:
temperatura, respiração, pulso, pressão arterial. A mensuração destes sinais
vitais e identificação de tendências, diferenças e desvios revelam ao
observador as alterações físicas e funcionais que estão se processando
naqueles sistemas.
Respiração:
Consiste na sucessão rítmica de movimentos de expansão e de retração pulmonar com a finalidade de efetuar as trocas gasosas entre o organismo e o meio ambiente promovendo absorção de O2 e eliminação de CO2.
Consiste na sucessão rítmica de movimentos de expansão e de retração pulmonar com a finalidade de efetuar as trocas gasosas entre o organismo e o meio ambiente promovendo absorção de O2 e eliminação de CO2.
*Tipo: abdominal, diafragmática ou torácica
*Ritmo: irregular ou
regular
*Freqüência: normal ou eupineica, bradipneica, taquipneica
No
lactente, e sobretudo no recém-nascido prematuro os movimentos respiratórios
podem ser irregulares, arrítmicos, intermitentes e ainda com alternância da
profundidade. Devido a este fato deve-se contar os movimentos por 1
minuto para que haja precisão.
Atenção!
- Verificar a respiração durante 1 minuto nos
lactentes e pré –escolares, 30 segundo nos escolares.
- Observar dificuldade respiratória, presença de
secreção.
- Efetuar o registro das condições respiratórias, anotando
as condições da criança durante a verificação.
VALORES DA FREQUÊNCIA RESPIRATÓRIA:
IDADE
|
VALORES
|
PREMATUROS
|
50 irp/m
|
LACTENTES
|
30-40irp/m
|
1ANO
|
25-30irp/m
|
PRÉ- ESCOLAR
|
20-25irp/m
|
10 ANOS
|
+20irp/m
|
Pulso:
É a expansão e a retração de uma artéria, produzida pela onda de sangue, forçada através da mesma pela contração cardíaca.
É a expansão e a retração de uma artéria, produzida pela onda de sangue, forçada através da mesma pela contração cardíaca.
*Freqüência:
número de batimentos por minuto
Ritmo: normal e arrítmico (O intervalo de tempo
entre os batimentos em condições
normais é igual, e o ritmo nestas condições é denominado normal ou
rítmico. O pulso irregular é chamado arrítmico)
*Força da
batida: cheia e forte ou fraca
*volume (O volume de cada batimento cardíaco é igual em
condições normais. Quando se exerce uma pressão moderada sobre a artéria e há
certa dificuldade de obliterar a artéria, o pulso é denominado cheio, porém, se
o volume é pequeno e a artéria fácil de ser obliterada tem-se o pulso fraco ou
fino.)
TERMINOLOGIA
-
normocardia: freqüência normal;
-
bradicardia: freqüência abaixo do normal;
-
taquicardia: freqüência acima do normal
-
taquisfigmia: pulso fino e taquicardico;
-
bradisfigmia: pulso fino e bradicárdio.
FREQUÊNCIA
CARDÍACA NORMAL:
IDADE
|
PULSAÇÃO
|
MÉDIA NORMAL
|
RECÉM- NATO
|
70-170
|
120
|
11 MESES
|
80-160
|
120
|
2 ANOS
|
80-130
|
110
|
4 ANOS
|
80-120
|
100
|
6 ANOS
|
75-115
|
100
|
8 ANOS
|
70-110
|
90
|
10 ANOS
|
70-110
|
90
|
ADOLESCENTES
|
60-110
|
+70-65
|
●
Métodos para verificação do pulso
Por
palpação: artéria femoral, artéria temporal ou artéria pediosa.
Nas
crianças maiores: artéria braquial, artéria radial, artéria femoral, artéria
carótida, artéria temporal ou artéria pediosa.
OBS: Ausculta do pulso apical: método
utilizado freqüentemente com lactentes, onde normalmente é difícil a
verificação de pulso por palpação. O estetoscópio deve ser colocado entre o
mamilo esquerdo e o externo, e a freqüência verificada durante 60
segundos. Observar se o aparelho esta frio, para que a criança não se
assuste estimulando o choro e alternando os dados.
Temperatura:
Indica o calor do organismo e expressa o equilíbrio entre o calor produzido e eliminado.
Indica o calor do organismo e expressa o equilíbrio entre o calor produzido e eliminado.
TEMPERATURA CORPORAL NORMAL
Em média, considera-se a temperatura oral como a normal
37ºC, sendo a temperatura axilar 0,6ºC mais baixa e a temperatura retal 0,6ºC
mais alta.
TERMINOLOGIA
Hipotermia: temperatura abaixo do valor normal.
Caracteriza-se por pele e extremidades frias, cianoses e tremores;
Hipertermia: aumento da temperatura corporal. É uma
condição em que se verifica: pele quente e seca, sede, secura na boca, calafrios,
dores musculares generalizadas, sensação de fraqueza, taquicardia, taquipnéia,
cefaléia, delírios e até convulsões.
TEMPO DE MANUTENÇÃO DO TERMÔMETRO NO PACIENTE
- oral: 3
minutos
- axilar:
03 a 05 minutos
- retal:
3 minutos
OBS:
O termômetro de mercúrio deve ser lavado com água e sabão a cada uso, secado e
colocado em solução anti-séptica. Cada criança hospitalizada deve possuir o seu
próprio termômetro, guardado em recipiente individual. Antes da tomada de
temperatura a coluna de mercúrio deve ser baixada até o nível mínimo.
VALORES DA TEMPERATURA CORPORAL:
ORAL
|
35,80C - 37,20C
|
RETAL
|
36,20C - 380C
|
AXILAR
|
35,90C - 36,70C
|
Preparo do paciente:
a) Sempre que possível obter a temperatura com
a criança calma, em repouso pelo menos meia hora antes.
b) O local da verificação da temperatura deve
estar seco e o termômetro livre de solução desinfetante.
c) Desde que a criança compreenda, explicar o
procedimento e fazê-la conhecer o equipamento.
d) Os locais onde se verifica a temperatura
não devem estar expostos à ação do calor ou frio.
e) Nunca deixar o lactente e pré escolar
sozinhos ao tomar a temperatura.
OBS: Registrar o local e o método
utilizado para verificação da temperatura.
Locais para verificação da
temperatura:
Local
|
Vantagens
|
Desvantagens
|
Axila
|
Acesso fácil e seguro.
Pouco risco de traumatismo
psicológico.
|
Influenciado facilmente por
temperatura
ambiente e fluxo de ar.
Período de tempo grande para
obtenção
do resultado exato.
|
Reto
|
Não é diretamente influenciado pela
Ingestão de líquidos quentes ou
frios, temperatura ambiente, etc.
Fidedignidade dos resultados.
Menos tempo de verificação que os
outros métodos.
|
Contra indicado em pacientes com
diarréia,
doenças do reto e submetidos a
cirurgias retais.
Risco de traumatismo psicológico.
Risco de danos à mucosa retal.
Difícil colocação.
Estimula a
evacuação.
|
Boca
|
Fácil acesso.
Fácil colocação.
Leitura em menor tempo que a
temperatura.
axilar.
|
Não pode ser usado em crianças
pequenas pelo risco de morder e
quebrar o termômetro.
Contra indicado em afecções ou
cirurgias orais.
Sofre interferência de vários
fatores, como Ingestão de líquidos quentes e frios, oxigenoterapia,
etc.
|
Pressão arterial
:
É a pressão exercida pelo sangue contra a parede das artérias, quando este é impulsionado pela sístole cardíaca. A pressão sistólica é o ponto mais alto da pressão arterial e acontece no momento da sístole cardíaca. A pressão diastólica é o ponto mais baixo da pressão arterial, acontecendo no momento da diástole cardíaca.
É a pressão exercida pelo sangue contra a parede das artérias, quando este é impulsionado pela sístole cardíaca. A pressão sistólica é o ponto mais alto da pressão arterial e acontece no momento da sístole cardíaca. A pressão diastólica é o ponto mais baixo da pressão arterial, acontecendo no momento da diástole cardíaca.
Tipos:
Casual: pode ser verificada a qualquer hora do dia,
sem que exija um preparo prévio do paciente.
Basal: é aquela que é verificada com repouso
absoluto prévio de no mínimo 12h . O paciente deve estar preparado física e
psicologicamente.
*Material: Esfignomanômetro e Estetoscópio.
·
Atenção durante a
verificação
A pressão arterial deve ser tomada quando a criança
estiver descansando e em uma posição confortável. Deve ser tranqüilizada. O
processo deve ser antes explicado à criança.
Se
necessário repetir a mensuração: aliviar totalmente a pressão, desinsulflando o
aparelho. Aguardar 3 minutos para nova verificação, já que as alterações
circulatória locais alteram os resultados.
·
Métodos de verificação da
pressão arterial
Método auscultatório, método palpatório e método
ausculto-palpatório.
·
Locais para medição da P.A
em pediatria
Artéria braquial, artéria radial, artéria
poplítea e artéria tibial posterior.
MÉDIA DOS VALORES DA PRESSÃO ARTERIAL:
IDADE
|
MÉDIA VALORES- SÍSTOLE/DIÁSTOLE
|
|
|
0-3 MESES
|
75/50mmhg
|
3 MESES-6 MESES
|
85/65
mmhg
|
6 MESES-9 MESES
|
85/65
mmhg
|
9 MESES-12 MESES
|
90/70
mmhg
|
1 ANOS-3 ANOS
|
90/65
mmhg
|
3 ANOS-5 ANOS
|
95/60
mmhg
|
5 ANOS-7 ANOS
|
95/60
mmhg
|
7 ANOS- 9 ANOS
|
95/60
mmhg
|
9 ANOS- 11 ANOS
|
100/60
mmhg
|
11 ANOS- 13 ANOS
|
105/65
mmhg
|
13 ANOS- 14 ANOS
|
110/70
mmhg
|
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
SCHMITZ,
Maria Edilza e cols. A Enfermagem em Pediatria e Puericultura .
São Paulo: Atheneu,1995.
WONG,
Dona L. Enfermagem Pediátrica. Rio de Janeiro: Guanabara
Koogan, 1999.
Muito bom gostei!
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