segunda-feira, 30 de abril de 2012

...Revisando...

Agente biológico:
Considera-se como sendo agente biológico animais plantas e outros seres vivos (bactérias, fungos, protozoários, clamídias...) que potencialmente podem causar doenças ou lesões em graus variados, aos seres humanos e a outros organismos. Eles são igualmente denominados patógenos e não devem ser confundidos com vetor.

Hospedeiro:
Pessoa ou animal que em circunstãncias naturais permitem a subsistẽncia ou um alojamento de um agente infeccioso. Ele serve de habitat para outro que nele se instala , encontrando as condições de sobrevivencia. O hospedeiro pode ou não servir como fonte de alimento para o parasita.

Infectividade:
É a capacidade que tem o agente tem de penetrar e se desenvolver ou de se multiplicar no hospedeiro ocasionando infecção.

Infecção:
É a penetração, alojamento e multiplicação de um microorganismo no organismo humano causando uma resposta imunológica e produzindo-lhes danos com ou sem aparecimento de sintomas clinicamente reconhecíveis.

Infecção inaparente:
Também conhecida como subclinica, é a presença da infecção em um  hospedeiro sem que tenha sinais  e sintomas  manifestos.

OBS: para que a infecção ocorra é necessaio que microorganismo e hospedeiro tenham estruturas moleculares que permitram uma firme aderência entre as estruturas. Havendo a aderência o microorganismo se multiplica e há colonização, geralmente na pele e na mucosa.
OBS2: a presença ou não de infecção depende de muitos fatores: dose infectante, virulência, maneira como o microorganismo é apresentado no hospedeiro e estado imunológico do hospedeiro.

Virulência:
É a capacidade do agente produzir casos graves e fatais.

Patogênicidade:
É a qualidade que tem o agente infeccioso de uam vez instalado no organismo do homem e de outros animais, produzir sintomas em maior ou menor proporção entre os hospedeiros infectados.

Susceptibilidade:
É o estado de qualquer pessoa ou animal que não possui, presumivelmente, resistência contra determinado agente patogênico  e que por essa razão pode contrair a doença se posto em contato com esse agente.

Resistência:
É o conjunto de mecanismos corporais que servem de defesa contra a invasão ou multiplicação de agentes infecciosos ou contra efeitos nocivos de seus produtos tóxicos.

Imunidade:
É o estado de resistência geralmente associado com a presença de anticorpos.

Mecanismos de defesa:
Inespecífica ou inata (natural)
Específica ou adaptativa (adquirida)

Barreiras anatômicas e fisiológicas representam a primeira linha de defesa de um organismo contra um agente patogênico. Ela é formada pela pele, membranas, mucosas, temperatura, pH e mediadores quimicos que auxiliam o corpo  nas batalhas contra microorganismos invasores. Outros mecanismos de defesa são: fagocitose e nódulos linfáticos regionais que capturam antigenos.

Mecanismo de defesa específico:
Imunidade adquirida ou específica (adaptativa) apresenta especificidade para antigenos e memória imunológica. Os anticorpos são produzidos por plasmócitos, oriundos de linfócitos B, em interação com células apresentadoras de antigenos.

Imunoglobulinas:
São moléculas glicoprotéicas secretadas pelos plasmócitos em resposta a imunógenos. Tem como função reconhecer antígenos e derecioná-los para degradação.
  • IgA: Predominante em secreções como saliva, lágrima, leite, mucosas do trato gastrointestinal, repiratório e urinário. A sua função é proteger o organismo da invasão viral ou bacteriana através das mucosas.
  • IgD: É um anticorpo com funções não bem definidas.
  • IgE: Tem papel importante na imunidade ativa contra parasitas helmitos, atraindo os eosinófilos. São os anticorpos desta classe responsável pelo fenômeno anafilático em várias espécies.
  • IgG: É o unico que atravessa a barreira placentária e é o principal anticorpo na resposta imune secundária e a única classe antitoxinas.
  • IgM: É encontrada principlamente no intravascular, sendo uma classe de anticorpos "precoces" (são produzidos agudamente nas fases iniciais dos doenças que desencadeiam resposta humoral). É uma proteína que não atravessa a placenta por ser grande e é encontrada também na superficie dos linfócitos B de forma monomérica, realizando a função de receptor de antigenos.
Tarefa do sistema imunológico específico:
  • Reconhecer;
  • Atacar;
  • Destruir ou inativar;
  • Construir memória.
Resposta primária:
O sistema imunológico quando entra pela primeira vez em contato do m o antigeno responde com a produção de IgG e IgM.

Imunidade adquirida:
Ativa - naturalmente (através da doença)
         - artificialmente (através de vacinas)
Passiva -naturalmente (através da placenta e colostro)
             - artificialmente (através de soros e imunoglobulinas)
A imunidade ativa tem longa duração enquanto que a passiva é de curta duração.
Passiva artificialmente pode ser Homologa - imunoglobulinas da mesma espécie.
Ou pode ser Heteróloga - soro de outro animal.
OBS3: O soro heterológo pode causar choque anafilático e doença do soro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário