segunda-feira, 30 de abril de 2012

Vacina Tetravalente

Vacina tetravalente DTP
Difiteria, Tétano e Pertussis(coqueluche)

DIFITERIA:
É uma doença infecciosa, popularmente conhecida como"CRUPE", causada pela toxina de uma bactéria que se localiza nas amígdalas, faringe, laringe ou na pele. Quando se instala nas vias respiratórias superiores caracteriza-se pelo aparecimento de uma ou várias placas acinzentadas, circundadas por uma zona inflamatória de cor vermelho-mate, que podem obstruir a passagem do ar, provocando asfixia e morte.

Agente infeccioso:
bacilos gram-positivo, Corynebacterium diphtheriae.
Reservatório: 
o homem doente ou portador assintomático.
Diagnóstico: 
clinico e laboratórial.
Modo de transmissão:
através do contato direto como exsudato e secreções das mucosas do nariz e da faringe ou com lesões cutâneas do doente ou portador e ainda, por meio de objetos contaminados por suas secreções.
Período de incubação:
de uma a seis dias, podendo ser mais longo.
Período de transmissibilidade:
ocorre enquanto houver bacilos nas secreçoes e lesões, durando em média, de duas a quartro semanas. Com antibioticoterapia adequada, a transmissibilidade cessa 24 a 48horas após o inicio do tratamento.
Suscetibilidade:
é universal, sendo maior nas crianças menores de 6 anos de idade.
Imunidade:
anticorpos maternos nos primeiros 6 meses e a própria doença (imunidade não duradoura). Vacinas e soros. Os soros competem imunidade passiva  e rápida de 2 a 3 meses) e são usados apenas para tratamento, evitando que as placas existentes aumentem.
TETANO:
Doença infecciosa aguda não contagiosa causada pela toxina do bacilo tetânico que se desenvolve anaerobicamente, o seja, se desenvolve na ausência de oxigênio, no interior de um ferimento, como o coto umbilical, por exemplo. A doença caracteriza-se clinicamente por contraturas musculares dolorosas que surgem primeiro nos músculos da face, do pescoço,e depois nos músculos do tronco, podendo se estender por todo o corpo, produzindo espasmos e convulsões que podem levar a morte por asfixia. No tétano do recém-nascido (tétano neo-natal), em geral, os sintomas aparecem entre o 5º e o 12º dia, mas frequentemente em torno do sétimo dia, daí ser conhecido como "mal de sete dias".

Agente infeccioso:
bacilo gram-positivo e anaeróbio, o Clostridium tetani. 
Reservatório:
é o trato intestinal do homem e de animais domésticos, especialmente o cavalo, aode vive sem causar nenhum problema. O solo, principalmente o cultivado para agricultura,a pele e/ou qualquer instrumento perfurocortante contaminado como bacilo também são reservatórios.
Modo de transmissão:
o tétano não é uma doença contagiosa e, por tanto, não se transmite de pessoa a pessoa. No chamado tétano acidental os esporos do bacilo são introduzidos no corpo por intermédio de um ferimento, geralmente do tipo perfurante, contaminado com terra, poeira de rua e fezes humanas e de animais. Queimaduras e tecidos necrosantes favorecem, especialmente,o desenvolvimento do bacilo anaeróbio. Ferimentos insignificantes, muitas vezes despercebidos, também podem ser porta de entrada para os esporos. Já o tétano neonatal acontece pela contaminação do coto umbilical com esporos do bacilo, devido à infecção do umbigo não cicatrizado. A infecçao ocorre quando o umbigo é "tratado" com o uso de substâncias e instrumentos impróprios e contaminados com esporos.
Período de incubação:
de duas a três semanas, variando de acordo com a natureza,a extensão e a localização da ferida. Quanto menor o tempo de incubação mais grave é o prognóstico.
Período de transmissibilidade:
como o tétano não se transmite de um indivíduo para outro, não há período de transmissibilidade.
Suscetibilidade:
é universal, sendo mais letal nos recém-nascidos.
Imunidade:
a doença não confere imunidade. É adquirida pela administração de vacinas, soros, imunoglobulinas e pelos anticorpos maternos.


PERTUSSIS/COQUELUCHE:
É uma doença infecciosa causada por uma bactéria qua afeta a traquéia e os pulmões. A coqueluche desenvolve-se em tres fases:
a) catarral: o doente apresenta tosse e expectoração de muco claro viscoso, com duração de uma a duas semanas aproximadamente;
b)paroxística: o doente passa a apresentar acessos de tosse que terminam com um "guincho" ou então com vômitos, quando é eliminada uma secreção viscosa; esta fase tem duração aproximada de dois meses;
c)convalescença: nesta fase, que dura de uma a três semanas, a tosse torna-se branda e pouco frequente.
Agente etiológico:
bacilo gram-negativo; a Bordetella pertussis.
Reservatório:
o homem é o único reservatório.
Modo de transmissão:
o bacilo é transmitido de pessoa a pessoa, por meio de contato direto com as secreções respiratórias (gotíclas de saliva, espirro, ou tosse) de pessoas infectadas, especialmente no inicio da doença, ou seja, na fase catarral. A transmissão também pode ser indireta, ocorrendo pelo contato com objetos contaminados pelas secreções da pessoa infectada.
Período de incubação:
varia de 7 a 14 dias.
Período de transmissibilidade:
é maior durante a fase catarral, diminuindo nas três semanas segintes, quando é insignificante.
Suscetibilidade:
é universal, sendo maior nos menores de 5 anos de idade e mais graves nos menos de 1 ano de idade.
Imunidade:
tanto pela doença(duradoura) quanto pela vacina (definitiva).
VACINA TETRAVALENTE:
composição: DTP de células inteiras, toxóide difiterica purificada, toxóide tetânica purificada, suspensão de células inteiras de Bordetella pertussis inativada, hidróxido de alumínio (adjuvante), timerosal (preservativo).
hib - polissacarídeo capsular de haemophilus influenze.
indicação: crianças de 2meses a 1 ano.
nº de doses: 3 doses com intervalo de 60 dias.
reforço: aos 15 meses e entre 4 e 6 anos com a DTP.( 6m a 1 ano da última dose)
OBS: crianças com mais de 1 ano devem tomar 1º dose de tetra e a 2º e a 3º com a DTP, com intervalo de 60 dias.  o reforço é entre 6 meses a 1 ano com DTP. a depender da idade poderá ser dois reforços. 

fonte: Manual de procedimento para vacinação. parte V. Manual de doenças infecciosas e parasitarias. Guia de bolso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário