segunda-feira, 30 de abril de 2012

Hepatites virais

Hepatites virais

Hepatite é denominação atribuída à inflamação do fígado, podendo ter várias etiologias: imunológica, medicamentosa, alcoólica e infecciosa (causada por bactéria, protozoários ou vírus).
As hepatites infecciosas estão associadas a alguns tipos de vírus que têm em comum a capacidade de causar inflamação e necrose no fígado.
a principal característica do vírus, portanto, é o tropismo primário pelo fígado, ou seja, ao se instalarem no organismo têm preferência pelo fígado. São agravos de importância em saúde pública pelo número de indivíduos atingidos e pela possibilidade de complicações das formas agudas e evolução para formas crônicas, podendo levar a cirrose e ao câncer do fígado. Com características epidemiológicas, clinicas e laboratóriais semelhantes, as hepatites apresentam importantes particularidades, como as resumidas no quadro a seguir.

Tipo de vírus Material genético Período de incubação Modo de transmissão Risco de cronificar
A
RNA
15 a 45 dias
Fecal-oral Inexistente
B
DNA
30 a 180 dias
Sexual;parenteral;sangue e hemoderivados; procedimentos cirúrgico-odontológicos; solução de continuidade na pele e mucosas; mãe-filho. Alto: 90% nos neonatos e 5 a 10% nos adultos
D
RNA
15 a 150 dias
Parenteral; sangue e hemoderivados, sexual. Alto:85%
C
RNA
30 a 50 dias
Sexual;parenteral;sangue e hemoderivados; procedimentos cirúrgico-odontológicos;solução de continuidade na pele e mucosas, mãe-filho. Alto:79%na superinfecção e menor que 5% na coinfecção
E
RNA
28 a 48 dias


Inexistente
fonte: Manual Brasil está atento, 2007.

Hepatite A
Doença infecciosa viral, contagiosa, causada pelo vírus A (HAV¹), e também conhecida como "hepatite infecciosa", "hepatite epidêmica", ou "hepatite do período de incubação curto".
Pode ser assintomática. As manifestações clinicas quando ocorrem, vão desde a presença de poucos sintomas como um quadro de gripe ou então apresentar febre, dor abdominal (geralmente do lado direito superior - hipocôndrio), icterícia, fezes descoradas e urina escura até formas fulminantes, o que acontece raramente.


Agente infeccioso: é o vírus da hepatite A (HAV), um hepatovírus da familia Picornaviridae.
Reservatório: é o homem e alguns primatas não humanos, inclusive os chimpanzés.
Fonte de infeccão: o homem e o animal infectado.
Periodo de incubação: varia de 15 a 45 dias, sendo em média de 30 dias.
Período de transmissibilidade: ocorre a partir da 2º semana antes do início dos sintomas e até o final da 2º semana da doença.
Suscetibilidade: é universal.
Imunidade: é adquirida por meio da doença, seja na forma sintomática ou assintomática. Ocorre também mediante a administração da vacina contra a hepatite A de vírus inativados.

Hepatite B
Doença viral que cursa de forma assintomática ou sintomática (até formas fulminantes). As formas sintomáticas são caracterizadas por mal-estar, cefaléia, febre baixa, anorexia, astenia, fadiga, artralgia, naúseas, vômitos, desconforto no hipocôndrio direito e aversão a alguns alimentos e cigarros.

Agente infeccioso: é o vírus da hepatite B (VHB) da familia Hepadnaviridae.
Reservatório: o único reservatório natural é o homem, na condição de doente ou portador sadio. O vírus replica-se em laboratório apenas em primatas não humanos mais evoluidos como, o chimpanzé.
Fonte de infecção: o homem  doente ou portador assintomático.
Período de incubação: 30 a 180 dias, sendo em média de 60 a 90 dias.
Período de transmissibilidade: de 2 a 3 semanas antes dos primeiros sintomas, mantendo-se durante a evolução clinica da doença. O portador crônico pode transmitir por vários anos.
Suscetibilidade: é universal, sendo mais leve nas crianças.
Imunidade: é através da doença e da vacina contra hepatite B, que conferem imunidade duradoura. Arecomendação é administrar a 1º dose da vacina nas primeiras 12horas após o nascimento, ainda na maternidade. A vacina protege, também, contra infecção pelo vírus da hepatite D, uma vez que este vírus só existe em pessoas infectadas pelo vírus da hepatite B. A imunoglobulina humana anti-hepatite B confere imunidade temporária.

Hepatite C
Doença viral que cursa de forma assintomática ou sintomática (até formas fulminantes). As formas sintomáticas são caracterizadas por mal-estar, cefaléia, febre baixa, anorexia, astenia, fadiga, artralgia, naúseas, vômitos, desconforto no hipocôndrio direito e aversão a alguns alimentos e cigarros.

Agente infeccioso: vírus da hepatite C (HCV) da familía Flaviviridae.
Reservatório: o homem.
Fonte de infecção: o homem doente ou portador assintomático.
Período de incubação: de 15 a 150 dias, sendo em média de 50 dias.
Período de transmissibilidade: inicia-se na 1 semana antes dos sintomas e mantém-se enquanto o paciente apresentar RNA-HVC detectável.
Modo de transmissão: ocorre principalmente por via parenteral, sexual

Hepatite D
Doença viral aguda que pode evoluir para a forma crônica, apresenta-se como infecção assintomática, sintomática ou como formas gravissímas, inclusive com óbto. O vírua HDV ou delta é altamente patogênico e infeccioso. Pode ser transmitido  junto com o HBV a indivíduos sem contato prévio como HBV, caracterizando a co-infecção, ou pode ser transmitido a indivíduos portadores de HBsAg, caracterizando a superinfecção.

Agente infeccioso: vírus da hepatite D ou delta (hdv). Um vírus de RNA único representante da familia Deltaviridae. É um vírus defectivos (incompleto), que não consegue por si só, reproduzirseu próprio antigeno de superficie, o qual seria indispensável para exercer sua ação patognica e se replicar nas células hepáticas. Assim sendo, precisa da presença do vírus da hepatite B.
Período de incubação: de 30 a 180 dias, sendo menor na superinfecção.
Modo de transmissão: semelhante ao da hepatite B.

Hepatite E
Doença viral aguda e autolimitada. apresenta curso benigno, embora tenham sido descritos casos, principalmente em gestantes, com evolução para a forma fulminante. Apresenta-se de forma assintomática (usualmente em crianças) ou com sintomas semelhantes à hepatite A, sendo a icterícia observada na maioria dos pacientes.

Agente infeccioso: vírus da hepatite E (HEV). Um vírus RNA da família Calicíviridae.
Período de incubação: de 28 a 48 dias.
Período de transmissibilidade: duas semanas antes do inicio dos sintomas até o final da segunda semana de doença.

bibliografia: guia de bolso, doenças infecciosas e parasitárias p.222 a 247.
manual de procedimentos para vacinação, p. 504 a 509.


Nenhum comentário:

Postar um comentário